Cafeicultores estão receosos quanto aos possíveis impactos do clima na safra 2024/25, a ser colhida no próximo ano, alerta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
Além das temperaturas acima dos 40ºC, agentes consultados pelo Cepea relataram queda de granizo em algumas fazendas produtoras, temporais e ventanias intensas – cenário associado ao fenômeno El Niño.
Segundo o Cepea, a preocupação se dá sobretudo com o pegamento das flores, tendo em vista que as rajadas de vento – muitas vezes acima dos 70 km/h – têm atingido as lavouras de forma recorrente. Embora ainda não seja possível estimar a dimensão dos efeitos que estas intempéries causaram, uma parcela expressiva dos agentes afirma que haverá prejuízo produtivo na temporada 2024/25 frente às expectativas iniciais, que eram bastante positivas em um ano de bienalidade alta.
A preocupação com o clima também tem se refletido nos preços. Na terça-feira (21/11), o indicador Cepea/Esalq para o café robusta apresentava cotação de R$ 890,91 para a saca de 60 quilos, alta de 3,21% em 30 dias. Já a saca do café robusta era cotada a R$ 659,78, com alta mensal de 1,82%.
Fonte: Globo Rural (Por: Marcelo Beledeli)