As vendas da safra de café 2023/24 do Brasil chegaram a 64% do potencial de produção até o dia 13 de novembro. Segundo a Safras & Mercado, as vendas evoluíram oito pontos percentuais ao longo do último mês.
No entanto, segundo a consultoria, mesmo com o bom avanço, o fluxo de comercialização continua ligeiramente abaixo de igual período do ano passado, quando alcançava 65% da produção, e aquém da média de 5 anos, que gira em torno de 66% da safra.
A Safras diz que o produtor esteve mais presente nas negociações no último mês. “A comercialização só não foi mais expressiva por conta da postura ainda comedida do comprador, disse, em nota, o analista Gil Barabach.
As vendas do café arábica chegam a 60% da produção, ainda abaixo de igual período do ano passado, quando 62% já havia sido negociado e da média de cinco anos (64%).
A maior safra de arábica colhida este ano justifica essa performance. E a demanda mais curta e compassada colabora com comercialização mais lenta em relação à média dos últimos anos, salientou o analista.
Já a comercialização de café conilon está mais acelerada e alcança 72% da safra 2023, um salto de dez pontos percentuais em relação ao mês anterior. Com isso, as vendas atuais já superam os 66% vendidos em igual período do ano passado e dos 66% na média plurianual.
Por: Globo Rural – São Paulo